Perguntas frequentes: Câncer e coronavírus (Covid-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China e originou uma doença chamada Covid–19.

Saiba mais sobre os cuidados que pacientes com câncer e seus acompanhantes deverão tomar para se proteger e sobre o tratamento oncológico durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, por meio de:

Aperto de mãos

Gotículas de saliva

Espirro

Tosse

Catarro

Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

As pessoas com idade acima de 60 anos e aquelas com doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias, e com imunidade baixa, possuem um risco maior de terem complicações graves se forem contaminadas pelo coronavírus. Da mesma forma, pessoas com câncer que estejam em tratamentos de quimioterapia, radioterapia, que tenham feito cirurgia há menos de um mês ou que façam uso de medicamentos imunossupressores fazem parte do grupo de risco.

O paciente com câncer não deve, em nenhuma hipótese, parar seu tratamento por conta própria, seja quimioterapia, radioterapia ou uma cirurgia. Toda decisão quanto ao tratamento deve ser feita junto com a equipe de saúde. Em algumas situações, consultas e exames poderão ser adiados e remarcados.

Além disso, há alguns cuidados que pacientes com câncer devem tomar para se proteger do coronavírus:

O paciente com câncer deve tomar algumas precauções no dia de sua consulta ou tratamento:

Quem mora com paciente em tratamento de câncer ou é cuidador(a) deve prestar muita atenção às recomendações de prevenção e seguir as orientações do Ministério da Saúde. Além das orientações de lavar as mãos, os acompanhantes e cuidadores devem:

Se o acompanhante ou cuidador(a) apresentar sintomas de gripe, deverá tentar, junto a familiares e amigos, buscar uma nova casa para ficar em quarentena ou, então, para acolher o paciente de câncer durante esse período. Se não for possível, essa pessoa deverá ficar isolada em um cômodo da casa, evitando manter contato com outras pessoas.

FONTE/ SITE: https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/cancer-e-coronavirus-covid-19